Profissões: escolha a ocupação profissional ideal para você

Continua após a publicidade..

A escolha das profissões, portanto, não é tão simples como parece ser. É necessário avaliar muitos fatores. Nesse sentido, mostraremos como escolher a ocupação profissional ideal.

Esta escolha, portanto, deve ser feita com cautela. Afinal, a profissão não pode ser mudada da noite para o dia.

Até para mudar de profissão, se for o caso, é necessário que haja planejamento e resiliência.

Por que escolher a profissão ideal pode determinar seu sucesso?

A profissão é de extrema importância, pois é através dela que podemos garantir o sustento, sabemos que a carreira bem-sucedida está relacionada ao estudo de forma proporcional.

O sucesso na carreira também atinge a vida pessoal. Portanto, o equilíbrio entre as duas partes é uma ação complicada, que exige muito esforço e compreensão dos envolvidos.

Continua após a publicidade..

Para que você cuide do seu bem-estar mental, é necessário cuidar da sua profissão.

Atualmente, existem diversas terapias para quem quer cuidar da saúde psicológica, quando escolhemos a ocupação profissional ideal, isso também significa que temos autoconhecimento.

Se o autoconhecimento está sólido, portanto, podemos encontrar a profissão ideal que será sinônimo de sucesso. No entanto, para isso, temos que saber que não existe uma profissão perfeita; todas possuem prós e contras.

Através da jornada do autoconhecimento, assim, podemos conhecer as nossas aptidões. Isso pode ser feito com base nos medos e limitações, nas matérias da escola preferidas, etc.

Essas informações também, portanto, facilitam a escolha das profissões dentro das áreas de exatas, humanas, saúde, etc.

Quais são as principais profissões disponíveis no mercado de trabalho?

Para ajudá-lo(a) na escolha da ocupação profissional ideal, listamos as melhores profissões com alta empregabilidade no Brasil:

1.° Engenharia 

Os investimentos em infraestrutura no Brasil, estão em constante evolução, desde a descoberta do pré-sal, os setores que mais empregam são: Engenharia Civil, Telecomunicações, Energia, Petróleo e Gás, com salários de R$ 50 mil.

2.° Tecnologia da informação

É necessário ter profissionais para cuidar da infraestrutura tecnológica das empresas, as startups que possuem projetos de inovação são as empresas que mais contratam profissionais, para entrar nesta área devemos estudar:

  • Engenharia da Computação;
  • Ciências da Computação;
  • Gestão da Tecnologia da Informação;
  • Sistemas de Informação.

3.° Finanças e contabilidade

A contabilidade é uma área de extrema necessidade para as empresas, pois ajuda a manter a sua saúde financeira, com a instabilidade econômica, as empresas necessitam de profissionais formados para as seguintes áreas:

  • Ciências Contábeis;
  • Administração de Empresas;
  • Gestão Financeira.

4.° Direito

O Direito é um curso muito tradicional no Brasil, após a sua formação, existem muitas áreas para se especializar, por exemplo, tributário, trabalhista, cível, de falência e recuperação judicial.

Além disso, depois de conseguir o seu registro na OAB, você tem capacidade de fazer atendimentos como consultor jurídico, ou então, trabalhar em um escritório de empresas públicas e privadas.

5.° Marketing e vendas

O mercado consumidor evoluiu muito nos últimos anos, com isso, as empresas entendem que é necessário investir em marketing para atrair o público adequado, os segmentos com maior empregabilidade são: farmacêutico, de bens e serviços, tecnologia e bens de consumo.

Conclusão

Portanto, escolher a ocupação profissional ideal depende muito dos objetivos e missões de vida de cada indivíduo.

Se você ainda está em dúvida, procure ajuda de um profissional de carreira, faça testes gratuitos que estão disponíveis na internet, frequente feiras de profissões e participe de workshops.