Manter as finanças organizadas não é uma tarefa fácil, principalmente em tempos de crise por isso, elaboramos um pequeno guia sobre como organizar suas finanças ainda em 2023.
Em suma o equilíbrio financeiro elimina problemas como estresse, depressão, baixa autoestima.
Com algumas medidas simples, como evitar o uso do cartão de crédito, já é possível sentir uma enorme diferença no orçamento!
Por que organizar as finanças é importante?
As finanças ajudam a manter a ordem no orçamento pessoal, através de uma boa gestão financeira podemos ter uma reserva para emergência.
Já que na pandemia, por exemplo, cerca de 62% das famílias não contaram com nenhuma reserva,
Conforme uma pesquisa divulgada pela (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).
Por isso, em 2020, mais de 41% dos brasileiros passaram a pesquisar mais sobre este tema, para aprender como montar uma reserva em momentos de crise.
Pois sabemos que no Brasil, a educação financeira não é ensinada nas escolas.
Para montar um orçamento pessoal eficiente, temos que incluir gastos e investimentos, também não esqueça de colocar os gastos do mês, por exemplo, gastos fixos, gastos correntes, etc.
Quando organizamos o orçamento, aumentamos nossa capacidade de compreender onde podemos economizar. Os gastos podem ser separados por categorias.
Dessa forma, seus objetivos são atingidos com mais facilidade.
Entendendo o conceito sobre como organizar suas finanças, você pode colocar em ordem as suas contas mais caras, para isso.
Também é possível entrar em contato com a empresa responsável para fazer uma negociação, por exemplo.
Como organizar as finanças em 2023?
Para manter sua vida financeira em ordem ainda em 2023, siga os procedimentos que ensinaremos abaixo:
1.° Saiba quais são as entradas e saídas de dinheiro
Você pode utilizar um caderno, planilha ou aplicativo para fazer estas anotações, coloque todos os gastos, principalmente os fixos, como: água e luz, a compra do gás, as parcelas de dívidas, aluguel, alimentação, transporte e lazer.
2. ° Entre em contato para renegociar as dívidas
Este procedimento pode ser realizado com as operadoras de cartão de crédito, empresas de telefonia e também com empresas como a Sabesp ou Enel, no estado de São Paulo.
Atualmente, as empresas estão disponibilizando descontos para clientes que estão há um certo tempo endividados, estes descontos podem chegar a 90%.
3.° Tenha uma vida que você consegue bancar
Seu salário deve ser compatível com a vida que você vive, assim, seu estilo de vida será saudável financeiramente.
Para evitar exageros, evite sair todo fim de semana e comer em restaurantes.
4.° Aprenda a desenvolver uma reserva de emergência
Temos que criar o hábito de incluir uma reserva de emergência no nosso orçamento.
Dessa maneira, convém começar com um valor mínimo conforme a sua renda, muitas pessoas começam com R$ 10,00 e aumentam o valor gradativamente.
5.° Pratique o desapego
Caso tenha algum item na sua casa que não esteja utilizando, você pode vendê-lo em plataformas como a OLX ou a Enjoei, e assim, ter uma renda extra com a venda desses itens.
Conclusão de como organizar as finanças
Portanto, em 2023 você pode saber na prática como organizar suas finanças, com a tecnologia este controle tornou-se ainda mais simples.
Pois tudo é feito por meio de aplicativos de celular. Seja realista ao definir suas metas e coloque apenas aquelas que realmente consegue cumprir.